top of page
  • Foto do escritorASÁGUAS

Aságuas realiza reunião aberta sobre representação sindical das Agências Reguladoras


Quinta-feira 09 de fevereiro, a Aságuas realizou uma reunião aberta com os seus associados e associadas no Teams. A proposta da diretoria era iniciar um diálogo consistente com os associados e associadas em relação à representação sindical da categoria para aproveitar da melhor forma possível a oportunidade surgida com a abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP e a mobiliação de longo prazo. A discussão foi iniciada às 17h e finalizada às 19:30h e chegou a contar com 24 participantes simultâneos. A pauta principal teve como tema discutir a situação sindical atual e o seu impacto nas negociações de interesse dos servidores e servidoras da ANA junto ao governo.


Entidade de sindicalização dos associados da ASÁGUAS

Em preparação à reunião aberta, a Aságuas abriu no decorrer da semana uma enquete para os associados poderem informar à qual entidade, Unareg ou Sinagências, eram filiados. O objetivo da enquete não foi apenas quantificar a representação classista dos associados e associadas, mas foi, também, trazer à tona o processo de discussão e construção de representação classista e sindical que levou os servidores das agências reguladoras a terem duas entidades competindo pela representação da classe. Este foi o resultado:



As duas entidades foram recebidas com uma percepção negativa por parte dos associados. Em primeiro lugar, pelo fato de ser o fórum das associações que mais tem mobilizado manifestações públicas em defesa dos servidores e onde a diretoria tem tido participação junto com diretores de outras associações. No entanto, é o Sinagências que, legalmente, tem assento na mesa de negociação, embora lideranças do Unareg alegam também terem.

O Sinagências, que é o representante legal nas mesas de negociação, tem sido conduzido de forma autocrática. Adicionalmente, saiu do FONACATE, que é o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado sem ouvir a base. As eleições são a cada triênio. As próximas serão em outubro deste ano. Existe carência temporal para ter o direito de votar depois da filiação. Ao fim, foi encaminhado pelos associados e a diretoria:

  • Levantar o perfil dos filiados ao Sinagências;

  • Ouvir o Coletivo Protagonismo Sindical no sentido de unir esforços em prol das reivindicações dos servidores e servidoras;

  • Convidar integrantes do Fórum das Associações, da Unareg e do Sinagências para conversar com a Aságuas e seus associados;

  • Promover outras reuniões abertas sobre o assunto.


Para melhor esclarecimento de seu propósito neste processo, a diretoria da Aságuas deixou claro que não tem intenção em promover campanha de filiação a nenhuma das organizações sindicais, mas de construir um processo que dê condição à associação de se manifestar tempestivamente Para acompanhar as atualizações sobre a representação classista, acesse o site da Aságuas. Para conhecer o coletivo sindical, clique aqui.

16 visualizações0 comentário
bottom of page