top of page
  • Foto do escritorASÁGUAS

O que você pode fazer para combater o assédio?


Falar sobre as experiências pessoais de assédio ainda é um desafio. Segundo a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pouco mais da metade (54,4%) das vítimas compartilharam sua experiência com alguém. Elas se mostraram mais propensas a contar a amigos ou parentes do que a utilizar canais informais ou formais de denúncia.


E por que é tão difícil denunciar? Muitas vítimas temem que haja um risco para sua reputação, que haja retaliações ou mesmo que o assediador não seja punido. Essas preocupações são os motivos mais comuns que desencorajaram as denúncias.


O assédio é inaceitável moralmente e ameaça a igualdade de oportunidades profissionais. É uma atitude incompatível com o trabalho decente e tem impacto direto nas relações de trabalho, na reputação das instituições e na produtividade do trabalho. Por tudo isso, precisa ser combatido.


Os desvios de conduta ética, assim como as infrações disciplinares, podem ser denunciados pelo portal Fala.BR, que é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Nesses casos, as denúncias são encaminhadas ao órgão pertinente para providências e, posteriormente, à devida instância conforme o fato.


Além disso, a CEANA possui canais internos para o recebimento das denúncias. Um deles é o e-mail etica@ana.gov.br. Também é possível enviar um documento protocolado pelo sistema Próton com acesso restrito ou, ainda, solicitar uma conversa com os membros da Comissão, sendo que há uma sala reservada para receber quem quer denunciar.


A CEANA também criou um formulário de denúncia humanizado, que está disponível na Intranet. Com essa ferramenta, a Comissão busca trazer segurança e confiança para quem denuncia. Nesse formulário é possível descrever e relatar fatos que o(a) denunciante considere inadequados, ocorridos com a própria pessoa ou com um(a) colega. Também pode ser relatada qualquer atitude no exercício funcional e que configure uma falta ética.

Ressaltamos que as denúncias para a Comissão de Ética são sigilosas e podem ser anônimas – não tendo a identificação do denunciante.


Além de denunciar, você pode participar de campanhas educativas, que chamem a atenção para o tema. Acompanhe a campanha ASSÉDIO: Entenda, Identifique, Denuncie.

O Diálogo sobre Assédio na Administração Pública, que estava previsto para acontecer na quarta-feira, 4 de outubro, precisou ser adiado em virtude da indisponibilidade dos sistemas e da internet na ANA. A nova data será divulgada pela Comissão de Ética da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (CEANA) e Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas (ASÁGUAS) assim que a situação na Agência estiver normalizada.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MANIFESTO PLS nº 2918/2021

A Diretoria da ABRHidro, biênio 2024-2025, ratifica, e reitera, o manifesto proposto pela diretoria do biênio anterior (2022-2023), se mantendo contrária ao PLS nº 2918/2021, que tramita no Congresso

Ofícios de apoio à Mesa de Negociação

No dia 11 de março, a Diretoria da Aságuas solicitou à chefia de gabinete da ANA avaliar a emissão de ofícios pela Diretoria da ANA em apoio aos pleitos das carreiras das Agências Reguladores, especif

Comments


bottom of page