Retomando nossas conversas com colegas e especialistas, convidamos o engenheiro do Serviço Geológico do Brasil - SGB, MARCUS SUASSUNA SANTOS, para trazer ao debate um assunto que está na mídia: a convivência, nem sempre pacífica, com nossos rios.
As "águas de março" estão fechando o verão do Brasil de forma preocupante para alguns centros urbanos.
Marcus crê que uma forma de mitigar os efeitos dessas cheias é por meio da informação. Alguns dos centros urbanos citados por ele, já contam com sistemas de alerta desenvolvidos pela CPRM /SGB (https://www.sgb.gov.br/sace/).
Ele também exaltou o trabalho da ANA que, por meio de suas salas de situação e de risco (https://www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao) tem antecipado alguns dos eventos críticos, tanto nas ocasiões das cheias, quanto das vazantes.
Para moderar e debater o assunto contamos também com o colega MARCOS FREITAS da SOE que nos trouxe outro olhar sobre as medidas de mitigação não estruturais, onde se enquadra boa parte da atuação da ANA.
Aos que desejarem conhecer mais dessa oportunidade de debate, convidamos a rever o evento acessando o link da gravação, disponível no site da ASAGUAS (https://www.asaguas.org.br/debates-tecnicos).
Registramos aqui, nossos agradecimentos ao palestrante Marcus Suassuna, ao debatedor, Marcos Freitas e tod@s que nos acompanharam naquela tarde.
Comments