Os danos causados pelo assédio moral podem ser de muitos tipos para a pessoa assediada, para o ambiente de trabalho e para ANA, afetando inclusive os resultados institucionais.
Confira abaixo alguns exemplos de danos sofridos pela pessoa assediada:
• Psicológicos: culpa, vergonha, rejeição, tristeza, inferioridade e baixa autoestima, irritação, pessimismo, depressão, diminuição da concentração e da capacidade de recordar acontecimentos, surgimento de medos e fobias, e em casos mais graves, cogitação de suicídio;
• Físicos: distúrbios digestivos, hipertensão, palpitações, tremores, dores generalizadas, alterações da libido, agravamento de doenças preexistentes, alterações no sono, dores de cabeça, estresse, podendo levar ao suicídio;
• Sociais: falta de vontade de fazer amizades, isolamento, degradação do relacionamento familiar; e
• Profissionais: falta de motivação, redução da capacidade de concentração e da produtividade, erros no cumprimento das tarefas, intolerância ao ambiente de trabalho, ao convívio interpessoal e reações às ordens superiores.
Veja exemplos de danos causados à ANA, como instituição pública:
• A imagem institucional do serviço público fica prejudicada perante a sociedade;
• As condições do trabalho são degradadas com redução da produtividade e do nível de criatividade de servidores, colaboradores e estagiários;
• Aumento das doenças profissionais, de acidentes de trabalho e de danos aos equipamentos;
• Aumento do absenteísmo (ausência ao trabalho) e da rotatividade; e
• Alteração constante de lotação, entre outros.
O assédio, uma vez denunciado e apurado nas instâncias competentes da instituição (Ouvidoria, Comissão de Ética, Corregedoria) caracteriza-se como infração e está sujeito a penalidades sendo que, em casos mais graves, pode levar à demissão.
Debate sobre assédio
Na quarta-feira da próxima semana, 4 de outubro, a Comissão de Ética da ANA e a Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas (ASÁGUAS) promoverão palestra sobre assédio e, posteriormente, um ato de prevenção à prática de forma presencial e on-line.
Neste dia, utilize a cor lilás para aderir à campanha. Caso não tenha roupas nessa cor, use branco e um adesivo alusivo à ação, que será distribuído pela ASÁGUAS. Aguarde mais detalhes em breve.
A campanha ASSÉDIO: Entenda, Identifique, Denuncie tem o objetivo orientar o público interno da ANA sobre o assédio, tanto moral quanto sexual, para prevenir e combater essa prática.
Comments