top of page
  • Foto do escritorASÁGUAS

PRIMEIRA TURMA DO QUADRO EFETIVO DA ANACOMPLETA 20 ANOS



Nesta semana registramos os 20 anos da primeira turma de Especialistas da ANA. E vale a pena um pouco de história.


O primeiro concurso para o Quadro Efetivo da ANA ocorreu em janeiro de 2003. Forem 99 vagas para Especialista em Recursos Hídricos e 11 vagas para Especialista em Geoprocessamento. O concurso previa um Curso de Formação com duração de três meses, para o qual vários colegas pegaram férias acumuladas, licenças prêmio e alguns chegaram a se exonerar ou demitir de seus empregos.


Esse curso se iniciaria no dia 22 de abril de 2003 e tinha caráter eliminatório no concurso. Nesse ano, a Páscoa foi celebrada a partir da quinta feira 16 de abril, que ocorria em meio a um feriado estendido, junto com a segunda feira 21 de abril. No dia 15 de abril, às vésperas do feriado, um comunicado de última hora avisou de sua suspensão por tempo indeterminado. A motivação foi algum erro administrativo na condução do concurso, mais tarde superado por vias legais.


No dia 22 de abril de 2003 ocorreu uma reunião no subsolo do Bloco L para tratar da continuidade do concurso. Participaram dessa reunião vários dos candidatos que tiveram seu projeto alterado pela mudança repentina na condução do concurso. A maioria de Brasília, mas alguns tinham vindo e até alugado moradia para partipar do concurso. Ainda não se pensava em uma associação, mas pode se dizer que essa veio a ser a primeira reunião da, então, futura Aságuas. Ali se formou um grupo que montou uma lista de e-mails que acompanhou todo o desenrolar do andamento do concurso. A associação foi fundada em junho do ano seguinte após a posse da primeira turma de Especialistas.


No dia 20 de agosto houve nova convocação para o Curso de Formação, que se iniciaria dia 8 de setembro. Alguns colegas desistiram do concurso por terem novas condições de trabalho. E alguns desses entraram na ANA em edições posteriores. O resumo da história? Em 19 dezembro de 2003 a primeira turma de Especialistas em Recursos Hídricos e Especialistas em Geoprocessamento tomou posse na ANA.


Parabéns a esses colegas que ajudaram na construção inicial da ANA, fundaram a Aságuas e participaram da primeira luta dos servidores da ANA para garantir direitos de trabalho. Que essa empolgação continue contagiando a casa! E contamos com essa garra para o enfrentamento dos próximos desafios!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page