top of page
  • Foto do escritorASÁGUAS

PRIMEIRO DEBATE TÉCNICO 2024 PROMOVIDO PELA ASÁGUAS FALA DA CONVIVENCIA COM OS RIOS


Retomando nossas conversas com colegas e especialistas, convidamos o engenheiro do Serviço Geológico do Brasil - SGB, MARCUS SUASSUNA SANTOS, para trazer ao debate um assunto que está na mídia: a convivência, nem sempre pacífica, com nossos rios.

As "águas de março" estão fechando o verão do Brasil de forma preocupante para alguns centros urbanos.


Marcus crê que uma forma de mitigar os efeitos dessas cheias é por meio da informação. Alguns dos centros urbanos citados por ele, já contam com sistemas de alerta desenvolvidos pela CPRM /SGB (https://www.sgb.gov.br/sace/).


Ele também exaltou o trabalho da ANA que, por meio de suas salas de situação e de risco (https://www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao) tem antecipado alguns dos eventos críticos, tanto nas ocasiões das cheias, quanto das vazantes.


Para moderar e debater o assunto contamos também com o colega MARCOS FREITAS da SOE que nos trouxe outro olhar sobre as medidas de mitigação não estruturais, onde se enquadra boa parte da atuação da ANA.


Aos que desejarem conhecer mais dessa oportunidade de debate, convidamos a rever o evento acessando o link da gravação, disponível no site da ASAGUAS (https://www.asaguas.org.br/debates-tecnicos).


Registramos aqui, nossos agradecimentos ao palestrante Marcus Suassuna, ao debatedor, Marcos Freitas e tod@s que nos acompanharam naquela tarde.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MANIFESTO PLS nº 2918/2021

A Diretoria da ABRHidro, biênio 2024-2025, ratifica, e reitera, o manifesto proposto pela diretoria do biênio anterior (2022-2023), se mantendo contrária ao PLS nº 2918/2021, que tramita no Congresso

Ofícios de apoio à Mesa de Negociação

No dia 11 de março, a Diretoria da Aságuas solicitou à chefia de gabinete da ANA avaliar a emissão de ofícios pela Diretoria da ANA em apoio aos pleitos das carreiras das Agências Reguladores, especif

bottom of page